Clique aqui
para abrir e ler o Estudo de Caso
O programa A Sustentabilidade Começa com os Professores, ajuda-o a realizar uma avaliação de forma a poder acompanhar o desenvolvimento do Projeto de Mudança pelos seus benefícios de criação de valor, nas suas instituições de formação de professores. Avaliação significa “encontrar valor”. Para orientar a avaliação, utilizaremos a estrutura fornecida por
Wenger, Trayer e Laat (2011),
que nos permite procurar e documentar diferentes formas de valor que são criadas para os participantes no curso, como mostrado no diagrama abaixo.
Figura 1 Tipos de valor no Projeto Mudança de Desenvolvimento Ambiental Sustentável.
Pode ainda ler o relatório do curso do SST 2020 (professor de ensino médio) para ver qual o valor criado para os participantes no curso do ano passado. Este relatório mostra também como o trabalho que estamos a fazer está a fornecer cumulativamente informações sobre a EDS para acompanhamento do ODS 4, Meta 4.7. O trabalho está também a informar os resumos políticos que estão a ser desenvolvidos, para que cada país reforce o diálogo político da EDS. Visite regularmente a plataforma sustainabilityteachers.org para atualizações sobre estes diálogos e outras interações.
Ao responder às perguntas abaixo, poderá refletir nas suas “histórias de criação de valor” que vieram do desenvolvimento do seu Projeto de Mudança da EDS na sua comunidade de práticas EDS e na rede EDS mais ampla em que está a trabalhar.
O aspeto da rede refere-se ao conjunto de relacionamentos, interações pessoais e conexões entre os participantes que têm razões pessoais para se conectarem. É visto como um conjunto de nós e ligações com acessibilidades para a aprendizagem, tais como fluxos de informação, ligações úteis, resoluções em conjunta de problemas, e criação de conhecimento.
O aspeto da comunidade refere-se ao desenvolvimento de uma identidade partilhada em torno de um tópico ou conjunto de desafios. Representa uma intenção coletiva na comunidade instituição de IFP ou EFTP – por mais tácito e distribuído – para administrar um Projeto de Mudança da EDS e para manter a aprendizagem sobre o mesmo.
A ênfase na avaliação será sobre o que têm aprendido sobre a EDS e o que têm aprendido uns com os outros sobre a EDS, e mudanças educativas enquanto planeiam e implementam o Projeto de Mudança de EDS na sua instituição de ensino de professores.
Certifique-se de trabalhar através do caderno do curso Aprendizagem através da Educação 5 que descreve as questões que irão orientar o seu desenvolvimento da sua história de criação de valor e como a partir das histórias de criação de valor, pode identificar diferentes tipos de valor que foram criados.
Não há necessidade de ter todos os tipos de valor criados. Concentre-se naqueles que são reais e que foram alcançados até à data. No futuro, poderão ser criados mais valores a partir do Projeto de Mudança da EDS.