Com base na sua Tarefa de Orientação do Projeto de Mudança, onde começou a rever o ‘estado’ da EDS na sua instituição, e identificou algumas oportunidades de mudança, o primeiro passo no nosso Programa de Aprendizagem através da Ação, será aprofundar o nosso trabalho de revisão. Faremos uma revisão mais cuidadosa de ”A Sustentabilidade Começa com os Professores’ nos nossos programas de instrução ET/EFTP É importante fazer isso com outras pessoas na sua comunidade de prática.
Leia por favor o estudo de caso, de como os formadores de professores realizaram a tal revisão abaixo. Depois disso, considere alguns dos aspetos a serem trabalhados, para assim realizar uma revisão mais aprofundada na sua instituição.
Resultados de Aprendizagem
No final desta aprendizagem através da ação, terá:
ESTUDO DE CASO: Nesta Aprendizagem através da Ação, vamos acompanhar o trabalho de uma comunidade de Professores do Ensino Secundário ensinando na Zâmbia, à medida que eles realizam uma revisão da EDS. Eles vão ajudar-nos a refletir sobre como podemos realizar essa revisão no nosso próprio contexto. A sua revisão também nos lembrará que “A Sustentabilidade Começa com os Professores”!
Clique aqui para abrir e ler o estudo de caso.
Na Aprendizagem através da Ação 1, trabalhamos com alguns ‘passos’ que podem nos ajudar a aprofundar a compreensão dos conceitos do Desenvolvimento Sustentável e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (OBSERVAÇÃO: Poderá adaptar estes passos se for preciso).
Como é que os seus colegas do estudo de caso discutiram o conceito do desenvolvimento sustentável?
O Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento que atende às necessidades das gerações atuais e futuras. Como é que o desenvolvimento está a criar resultados positivos e problemas, o desenvolvimento sustentável exige que incluamos o meio ambiente, a justiça social, o bem-estar e a equidade económicos, a justiça de género e o conhecimento indígena no currículo e nos programas. Nem todos sabem como fazer isso, e todas as nossas sociedades estão a aprender a melhorar o pensamento e a prática do desenvolvimento para assim poder atender às necessidades das gerações atuais e futuras, portanto, também podemos pensar no desenvolvimento sustentável como um processo de aprendizado – todos estamos a aprender o nosso caminho para um futuro mais sustentável e justo para todos, incluindo outras formas de vida. É por isso que precisamos de dar atenção à Educação para o Desenvolvimento Sustentável nas nossas sociedades e comunidades.
O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades (Comissão Mundial das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, 1987).
O desenvolvimento sustentável é um processo de aprendizagem através do qual podemos (se escolhermos) aprender a construir a nossa capacidade de viver de forma mais sustentável (Scott and Gough, 2003)
Para a nossa próxima discussão em grupo, escreva o que pensa que as duas definições de desenvolvimento sustentável acima realmente significam. Tente responder as seguintes perguntas no fórum: